Sobre Luís Perequê


Luís Perequê, batizado de Luiz Carlos Albino Veloso, nasceu e foi criado em um dos últimos grandes redutos de Mata Atlântica, entre o mar e a serra do mar, na região de Paraty, sul do estado do Rio de Janeiro. E por essa razão captou e traduziu, como ninguém, em suas canções a cultura e o modo de viver do caiçara, bem como as transformações sociais advindas da construção da BR-101.

Orgulhoso de suas raízes, Luis Perequê fundou o Silo Cultural José Kleber, espaço que se propõe a revelar talentos locais e a preservar e divulgar a cultura caiçara. Também criou a Rede Caiçara de Cultura, que foi representante do segmento Caiçara na Comissão de Políticas Públicas para Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente.

Recentemente, debateu com Gilberto Gil sobre formas de preservação da cultura local frente ao impacto de um turismo maciço e ininterrupto, e expôs sua ideia de defeso cultural, com propósitos que se assemelham ao do defeso marítimo.

Luís Perequê, atualmente, é considerado o principal interlocutor da Cultura Caiçara, frente à modernidade e ao diálogo universal que busca o equilíbrio entre o respeito à diversidade e o intercâmbio dos conteúdos culturais que constituem o patrimônio da humanidade.

Gravou seu primeiro disco em 1992, ”Encanto Caiçara”, patrocinado pela Fundação Botânica Margareth Mee.



Em 2006, lançou o CD, “Eu, Brasileiro”.

Em 2008, Luís Perequê participou do Festival da Ilha Grande com diversos artistas, entre eles Lenine e Almir Sater. Abriu a FLIP com Luís Melodia e participou como convidado do show de Geraldo Azevedo durante o evento.

Em 2010 lançou seu terceiro CD, “To Brincando”, direcionado a crianças e educadores.

Em 2012 gravou seu CD ao vivo na cidade de Ubatuba/SP, onde regrava suas músicas de grande sucesso e apresenta novas ao público. O CD será lançado no início de 2013.

Contribuiu para a preservação da cultura tradicional de Paraty fazendo os primeiros registros da ciranda nos seguintes CDs:

  • Cirandas de Paraty com o grupo Coroas Cirandeiros – o primeiro CD de Ciranda da região – 1998 
  • Dirigiu o CD “Canto Caiçara” da Ciranda de Ubatuba (patrocinado pela FUNDARTE) – 2000 
  • Produziu e dirigiu o CD do grupo de ciranda tradicional “Os Sete Unidos” pelo Instituto Silo Cultural – 2006 
  • Dirigiu o CD “Dias de Caiçara”, da editora Dialeto, uma coletânea dos grupos tradicionais e contemporâneos da região entre Paraty e S. Sebastião – 2009 
  • Produziu e dirigiu o CD do grupo “Os Caiçaras” de ciranda de Paraty lançado em junho deste ano – 2012

Comentários