Silo Cultural José Kleber inicia comemoração de seus 10 anos com uma ampla programação cultural na OFF FLIP

A OFF FLIP 2011, evento paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty, acontece entre os dias 06 e 10 de julho, em parceria com o Instituto Silo Cultural José Kléber, que abrirá ao público a sua nova sede no Centro Histórico.

Uma programação variada vai agitar o espaço, que dará inicio às comemorações dos seus 10 anos de existência em defesa do patrimônio cultural paratiense. Exposições, cantoria com Luis Perequê e convidados e performances com artistas locais farão parte da programação.

EXPOSIÇÕES

O Silo abre as portas de seu novo espaço com as exposições permanentes dos artistas Lúcio Cruzz, Zé Kleber e Margareth Mee.

LUCIO CRUZZ: A exposição de máscaras tridimensionais produzidas em papel machê e tinta acrílica é o resultado de oficinas ministradas desde setembro de 2010 para crianças e jovens das escolas públicas do município. Como inspiração, o artista utilizou as tradições culturais e as cores vibrantes das festas populares de Paraty.

JOSÉ KLEBER: A mostra reúne painéis com poemas, fotos e a biografia do artista, poeta e compositor paratiense.

MARGARETH MEE: Objetos pessoais e painéis biográficos além de publicações com as obras da artista e ilustradora botânica, vão nos conectar a esta inglesa que morou no Brasil por 36 anos e se dedicou a descobrir o país que lhe daria a plena realização artística. O mesmo espírito pioneiro que a levou à selva Amazônica e fez com que trouxesse ao conhecimento do mundo a devastação insensata das matas, causa que abraçou inteiramente.

CANTORIA

Liderada por Luís Perequê a Cantoria, que contará com a presença dos convidados Kátya Texeira, Noel Andrade e Enric Armengol, mais uma vez contribuirá para mostrar o trabalho de artistas mais próximos da cultura regional.

Kátya Texeira, que está sempre em busca do que há de melhor na música de raiz e viola, promete passear pelos ritmos das diferentes regiões do país, num sério trabalho de resgate de raízes, onde poucos se aventuram a enveredar tão profundamente;

Noel Andrade, um violeiro de pegada forte e personalizada, conhecedor da alma da viola e de seu povo, pesquisador da música camponesa, revelará as peculiaridades do caboclo de cada região;

Enric Armengol, compositor, intérprete e instrumentista catalão, que desenvolve trabalho de composição aberto a múltiplas influências culturais, inspirando–se na rumba catalã, na música espanhola e latino-americana, na MPB, no pop, no rock e na bossa-nova, apresentará essas diversas facetas na roda de viola.

NOITE DE PERFORMANCES

Durante as duas horas de festa em que o público poderá curtir boa música eletrônica, os bailarinos Vanda Mota, Silvina Hurtado, Carol Raed, Cainã Nascimento, Mariana Saviolli e Sidcley farão intervenções de dança e teatro com performances surpresa na última noite de celebrações do Silo Cultural.



 
Para mais informações acesse: www.paraty.com/offflip/

Comentários